domingo 30 de junho de 2024
Foto: Ascom/SMS
Home / NOTÍCIAS / Ministério da Saúde faz visita à Salvador para habilitação e qualificação das UPAs
sexta-feira 17 de março de 2023 às 19:15h

Ministério da Saúde faz visita à Salvador para habilitação e qualificação das UPAs

NOTÍCIAS, SAÚDE


Representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram em Salvador, na manhã desta sexta-feira (17), para realização de visitas técnicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos Barris, Paripe, Santo Antônio, San Martin, e Valéria. A ação ocorreu em cumprimento às Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de setembro de 2017, que preconizam a habilitação e renovação da qualificação das Unidades de Pronto Atendimento UPA 24h, componentes da Rede de Urgência e Emergência.

A visita, liderada pelas técnicas da Coordenação-Geral de Urgência do MS Marisete Dalenogare e Graciete Duran, foi acompanhada pela vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, na UPA Barris. “Em 2013, a cidade contava com apenas uma UPA. Hoje temos dez unidades de pronto atendimento 24h realizando, juntas, uma média mensal de 105 mil atendimentos de munícipes de toda a Bahia. Então, essas visitas são de extrema importância para articular e integrar todos os equipamentos de saúde, com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna”, afirmou Ana Paula.

Durante as visitas foram avaliadas a infraestrutura das unidades, englobando ambientes e instalação de equipamentos, fluxos estabelecidos e demais requisitos necessários que comprovem o efetivo funcionamento do serviço. Também foram observados registro de transferências de pacientes para as referências hospitalares, implantação de protocolos de atendimento clínico, enfermagem, de classificação de risco e de procedimentos administrativos instituídos em cada UPA, bem como relatórios de agravos de notificação compulsória, levantamento dos atendimentos realizados nas unidades e escalas dos profissionais atuantes em cada unidade. Considerando que a qualificação da UPA 24h é válida por três anos, torna-se necessário um novo processo de avaliação em cada período.

Na UPA Barris, além da vice-prefeita de Salvador e secretária da saúde, a equipe do MS foi recepcionada pela Gestão Executiva de Atenção às Urgências do Município, representada por Aline Ribas; pela representante da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Danielle Canavarro, e demais coordenadores, diretores, médicos e enfermeiros da Fundação José Silveira, organização social gestora da unidade.

Veja também

Bancada do agro espera Lira definir candidato para fechar apoio na sucessão da Câmara

Antes de se posicionar na disputa pela sucessão na Câmara dos Deputados, a bancada do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!