A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a empresa 123milhas, nesta segunda-feira (21), a prestar esclarecimentos sobre a suspensão da execução de serviços referentes a pacotes de viagens com datas flexíveis. A empresa tem segundo Julia Lindner, do Valor, dois dias para se manifestar.
Além de fazer uma série de questionamentos, o órgão determina que a empresa crie um canal mais ágil de atendimento aos clientes.
“Diante da urgência que o caso requer e considerando as reclamações de clientes da empresa sobre a baixa efetividade do atendimento por e-mail, determina-se à empresa indicar um canal de comunicação ágil com os consumidores afetados pela suspensão da execução de serviços, preferencialmente por telefone”, diz a secretaria.
No ofício, a Senacon questiona a empresa sobre “como os consumidores afetados pela suspensão da execução de serviços referentes a pacotes com datas flexíveis estão sendo ressarcidos, considerando as opções a eles conferidas pelas regras previstas na legislação vigente”.
A secretaria também indaga se a empresa tem condições econômicas e financeiras para cumprir as obrigações assumidas com consumidores nos pacotes com datas flexíveis. Há, ainda, dúvidas sobre por qual razão a empresa disponibilizou apenas canais de atendimento via e-mail.
Na noite de sexta-feira (18), a 123milhas anunciou que a linha “Promo”, de passagens e pacotes promocionais em datas flexíveis, foi suspensa temporariamente e que não emitirá passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023. A empresa atribuiu a decisão “à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade”.