sexta-feira 22 de novembro de 2024
Transição. Flávio Dino é o principal nome cotado para assumir o Ministério da Justiça e defende modelo unificado Marcos Corrêa/PR
Home / JUSTIÇA / Ministério da Justiça cria força tarefa para agilizar concessão para refugiados
segunda-feira 23 de janeiro de 2023 às 19:10h

Ministério da Justiça cria força tarefa para agilizar concessão para refugiados

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (23) conforme o Broadcast/Estadão uma força-tarefa para agilizar a concessão de refúgio a pessoas afrodescendentes. Ele destacou que há uma “dimensão racista” na demora de atendimento a essas pessoas: “Há dezenas de milhares de pedidos represados no Ministério da Justiça”.

Ao lado da presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Sheila de Carvalho, Dino também anunciou a criação de um grupo de trabalho para estabelecer a “Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia” e regulamentar a Lei de Migração de 2017, com ênfase na prevenção à violência.

O Ministério da Justiça ainda criará o “Observatório Moïse Kabagambe”, relativo à violência contra refugiados no Brasil. O nome é uma homenagem ao congolês assassinado há um ano no quiosque onde trabalhava na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A família de Moïse estava presente no evento de lançamento das medidas, que fazem parte do Programa de Atenção e Aceleração de Políticas de Refúgio para Pessoas Afrodescendentes.

Veja também

África precisa de até US$ 1,6 trilhão para alcançar desenvolvimento sustentável

Valor deve ser investido para alcançar metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e anseios da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!