Os indicados do Centrão, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA), e o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, se reuniram na tarde desta quarta-feira (30) de acordo com Tainá Farfan e Tainá Falcão, da CNN, no Palácio do Planalto, com os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, para levar sugestão do novo desenho da Esplanada dos Ministérios.
Os parlamentares levaram a proposta de Fufuca chefiar o novo Ministério do Esporte, Juventude e Empreendedorismo, que uniria Esporte e Pequenas e Médias empresas em uma só pasta. Já Ana Moser, atual ministra do Esporte, assumiria uma nova agência criada para tratar de esportes olímpicos.
Silvio Costa Filho ficaria com Portos e Aeroportos. A sugestão do desenho foi fechada com anuência do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), em reunião nesta quarta.
No novo desenho, Márcio França (PSB), atual ministro de Portos e Aeroportos, iria para Ciência e Tecnologia. Já Luciana Santos (PCdoB), seria remanejada para a pasta das Mulheres, e Cida Gonçalves deixaria o posto.
A informação dos bastidores é que o martelo só deve ser batido após o retorno de Lula das viagens. Nesta quinta-feira, o presidente da República embarca com Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento Social, para lançar o “Plano Brasil Sem Fome” no Piauí, estado de Dias. Lula convidou também Márcio França para a viagem ao Piauí.
Funasa e Caixa
No atual cenário, a intenção de Lira é que a nova presidência Caixa Econômica Federal não seja anunciada junto com o novo desenho da Esplanada. Internamente, no Progressistas, há incertezas sobre a indicação de Margareth Coelho.
O destino da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que seria entregue ao Republicanos, ainda é incerto. Mas a cúpula do partido deve insistir para ter o comando da fundação junto ao Planalto.
Oficialmente, o Planalto não se manifestou sobre as sugestões.