segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Minha Casa, Minha Vida: Caixa perde monopólio e estados aumentarão participação
segunda-feira 29 de maio de 2023 às 13:34h

Minha Casa, Minha Vida: Caixa perde monopólio e estados aumentarão participação

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O relatório da medida provisória (MP) do Minha Casa, Minha Vida deve apresentar um novo “cardápio” de agentes financeiros para atuação no programa habitacional – que atualmente é uma exclusividade da Caixa Econômica Federal.

O parecer também deve descentralizar a produção, prevendo maior participação dos governos locais.

A MP tramita em uma comissão mista do Congresso Nacional. O relatório será apresentado na quarta-feira (31) pelo relator, deputado Marangoni (União Brasil-SP). Na sequência será concedida vista aos parlamentares e a votação ocorrerá na quinta-feira (1º).

As regras estabelecidas em medidas provisórias têm validade no momento em que são publicadas no “Diário Oficial da União”. Para virarem leis em definitivo, no entanto, precisam ser aprovadas em até 120 dias no Congresso. A MP do Minha Casa Minha Vida expira em 16 de junho. As informações são de Luiz Felipe Barbiéri e Marina Franceschini, g1 e TV Globo.

Na avaliação de parlamentares, a concentração na Caixa Econômica Federal gera burocracia e engessa o programa.

O parecer vai propor uma produção descentralizada e uma multiplicidade de agentes financeiros para tentar dar mais agilidade ao programa.

Até o momento, o governo não se opôs diretamente à proposta, mas deve resistir a estas mudanças na votação em plenário ou com vetos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no momento da sanção.

Pontos da proposta ligados à conectividade e à sustentabilidade não deverão sofrer resistência, porque a regulamentação dessas questões ficará a cargo do governo.

Veja também

Governo estima que reconstrução de ponte que caiu deve custar ao menos R$ 100 milhões

O ministro Renan Filho (Transportes) anunciou nesta segunda-feira (23) que a reforma da ponte Juscelino …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!