terça-feira 2 de julho de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Minério reabre em alta na China
segunda-feira 30 de janeiro de 2023 às 08:57h

Minério reabre em alta na China

MUNDO, NOTÍCIAS


A expectativa de aquecimento da economia chinesa pelo processo de reabertura segue impulsionando o minério de ferro. A commodity subiu mais 2% para próximo de US$ 130 por tonelada nesta segunda-feira, 30, após o feriado de Ano Novo Lunar ter mantido as negociações suspensas por uma semana na bolsa de Dalian.

Sinais de recuperação da economia chinesa e a valorização do minério de ferro tendem a contribuir com o mercado brasileiro, com grande participação de empresas de commodity. Somente a Vale, por exemplo, representa 16,3% do Ibovespa. Por outro lado, o movimento do mercado ocidental pesa do lado oposto.

Desempenho dos indicadores às 8h (de Brasília):

Dow Jones futuro (Nova York): – 0,72%
S&P 500 futuro (Nova York): – 1,00%
Nasdaq futuro (Nova York): – 1,35%
FTSE 100 (Londres): – 0,16%
DAX (Frankfurt): – 0,92%
CAC 40 (Paris): – 0,83%
Shangai Composite (Xangai)*: + 0,14%

Semana de decisões do Copom, Fed e BCE

Bolsas da Europa e índices futuros dos Estados Unidos iniciaram em queda a semana, que promete ser agitada em ambos os mercados. Além da temporada balanços do quarto trimestre superaquecida no exterior, a semana ainda será marcada pelas decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central Europeu (BCE).

Para o Fed, na quarta, a expectativa é quase unânime para uma alta mais branda, de 0,25 ponto percentual. Mas investidores ainda esperam por pistas para saber até onde e até quando as taxas de juros vão continuar subindo nos Estados Unidos. Na Europa, onde a inflação segue próxima do maior patamar da história da Zona do Euro, investidores aguardam por uma elevação de 0,50 ponto percentual. Por lá, a presidente do BCE, Christine Lagarde, vem dando indícios de que o tom mais duro seguirá por mais tempo.

O Banco Central do Brasil também definirá sua taxa de juros nesta quarta-feira, 1. Por aqui, o consenso é de manutenção da Selic em 13,75%. As atenções estarão com o comunicado, que deve apresentar a visão dos membros do Copom quanto aos impactos dos riscos fiscais na condução da política monetária.

Veja também

Beto Simonetti

Presidente da OAB deve tentar reeleição inédita

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pode dar um segundo mandato inédito ao atual presidente nacional, Beto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!