Conforme a Reuters, os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta sexta-feira, com o contínuo otimismo sobre uma recuperação econômica na China, maior produtora mundial de aço, elevando o ânimo da demanda. Mas, no cômputo semanal, os futuros ainda registraram perdas devido a uma queda nos preços no início da semana.
O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 1,8%, a 865,0 iuanes (127,51 dólares) a tonelada.
Na semana, o contrato de Dalian mais negociado registrou uma queda de aproximadamente 1,6%, em grande parte devido a um recuo nos preços no início da semana, depois que o planejador estatal da China emitiu seu terceiro alerta este mês sobre especulação excessiva no mercado.
A Bolsa de Dalian estará fechada de 21 a 27 de janeiro para os feriados do Ano Novo Lunar. A negociação será retomada em 30 de janeiro.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência de fevereiro subiu 1,8%, para 125,95 dólares a tonelada.
O sentimento está elevado, já que o otimismo quanto ao fortalecimento da demanda chinesa continua a aumentar.
O CEO da BHP, Mike Henry, disse que as políticas pró-crescimento da China, incluindo as do setor imobiliário, e a flexibilização das restrições da Covid-19 podem apoiar uma melhoria progressiva no segundo semestre do ano, apontou a ANZ Research em nota.
A China disse nesta sexta-feira que o pior já passou em sua batalha contra a Covid-19, antes do que se espera ser um dos dias de viagens mais movimentados em anos, um movimento em massa de pessoas que alimentou temores de um novo aumento de infecções.