Para dialogar sobre a cooperação mútua entre Brasil e Japão nos setores de mineração, biogás, hidrogênio verde e energia renovável, o Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu, nesta última segunda-feira (13), com o Banco Internacional para Cooperação do Japão (JBIC). O Secretário-Executivo Adjunto do MME, Fernando Colli, liderou o encontro.
Na pauta, os planos para desenvolvimento de recursos minerais e as expectativas para cooperação nipo-brasileira no sistema de energia do futuro nas áreas de biogás, hidrogênio verde e energia renovável foram abordados.
Ichiro Oishi, Diretor Executivo Sênior das Américas do JBIC, ressaltou a importância do Brasil para a transição energética, tendo em vista a grande reserva mineral do país, principalmente dos elementos considerados estratégicos e sua grande variedade de fontes renováveis de energia.
Participaram, também, da reunião o Subsecretário de Assuntos Econômicos e Regulatórios do MME, Gustavo Manfrim; o diretor do Departamento de Gestão das Políticas de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Breno Zaban; a diretora do Departamento de Transição Energética, Mariana Espécie; o diretor do Departamento de Biocombustíveis, Marlon Arraes e a diretora do Departamento de Políticas para Mercado, Fabiana Cepeda, entre outros.