Em 16 de setembro, no ambiente das Festas Pátrias Mexicanas, foi realizado o Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 213° Aniversário da Independência do México.
Entre os 19 países participantes, a delegação brasileira foi composta por um major e sete cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, bem como sete cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira. O tema central do desfile do corrente ano foi o Bicentenário do Heroico Colégio Militar, escola de formação de oficiais do Exército Mexicano.
Por ocasião do desfile, foi destacada a transmissão da Secretaria Executiva Permanente do Conselho dos Exércitos Americanos do Brasil para o México, a partir de 2024 e com duração de dois anos. Os militares brasileiros em curso no México representaram o Brasil no desfile em viatura representativa do Brasil no referido Conselho.
O Ministro da Defesa do Brasil foi representado, no referido desfile, pelo General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, Vice-Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.