O Exército Brasileiro participou na última semana do Curso Regional de Primeiros Respondedores em Emergências Nucleares e Radiológicas, representado pelo Primeiro-Tenente Daniel de Souza Leão da Rocha Pereira, do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1ºBtl DQBRN).
O Curso contou com a participação de 37 representantes das forças de segurança de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A atividade foi ministrada pela Autoridad Regulatoria Nuclear (ARN) da Argentina e coordenada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), tendo como objetivos a capacitação na preparação e resposta para casos de emergência radiológica e o compartilhamento de técnicas, táticas e procedimentos para aprimoramento das operações de defesa radiológica e nuclear.
O evento consistiu de palestras, sessões de trabalhos e teve seu coroamento com a realização de um exercício de campo na Brigada de Riscos Especiais da Polícia Federal da Argentina.