segunda-feira 8 de julho de 2024
Home / Mundo / MUNDO / Milhares protestam na Sérvia após ataques a tiros
terça-feira 9 de maio de 2023 às 09:44h

Milhares protestam na Sérvia após ataques a tiros

MUNDO, NOTÍCIAS


Manifestantes vão às ruas para exigir mais segurança e a renúncia de funcionários do alto escalão do governo, que acusam de leniência. Ataques deixaram 17 mortos e 21 feridos na mesma semana. Milhares de sérvios participaram de uma marcha silenciosa nesta última segunda-feira (8) em protesto contra a reação do governo a dois ataques a tiros que deixaram um total de 17 mortos e 21 feridos na semana passada.

No primeiro dos ataques, um adolescente levou duas armas para uma escola elementar na capital Belgrado, matando oito alunos e um segurança. Menos de 48 horas depois, um homem de 21 anos matou oito pessoas numa área rural ao sul da capital.

Sob o lema “Sérvia contra a violência”, a marcha em Belgrado reuniu membros de todo o espectro político do país. O protesto também reuniu manifestantes na cidade de Novi Sad, no norte do país.

Críticas a demora das autoridades

As manifestações foram convocadas por partidos de oposição que exigem a renúncia de funcionários do alto escalão do governo, entre eles o ministro do Interior, Bratislav Gasic, e o diretor da agência de segurança estatal, Aleksandar Vulin. O ministro da Educação, Branko Ruzic, renunciou no domingo, citando a “tragédia cataclísmica” causada pelo ataque a tiros na escola.

Os manifestantes também exigem o desligamento do Comitê Regulador de Mídia Eletrônica do governo no prazo de uma semana, acusando algumas emissoras de TV e tabloides de promover a violência e frequentemente receber criminosos de guerra condenados em seus programas.

“Exigimos o fim imediato da promoção da violência na mídia e no espaço público, bem como o reconhecimento da responsabilidade pela demora das autoridades competentes em fornecer uma resposta adequada [aos ataques]”, disse em comunicado a organização política de esquerda Let’s Not Let Belgrade Drown (Não deixemos Belgrado afundar).

Enquanto isso, o populista e centro-direitista Partido Progressista Sérvio, do presidente Aleksandar Vucic, condenou a manifestação, dizendo que a oposição estava “usando uma tragédia nacional para seu próprio interesse”.

O próprio Vucic, em uma entrevista ao canal de TV pró-governo Happy, qualificou os protestos como “vergonhosos” e chamou os organizadores de “abutres”.

Presidente prometeu “desarmar” a Sérvia

Vucic prometeu “desarmar” a Sérvia com um plano para reprimir a violência armada. Ele propôs novas medidas que incluem o congelamento de licenças de armas e mais exames psicológicos para proprietários de armas.

Ataques a tiros são raros na Sérvia – e a compra de uma arma de fogo requer uma licença especial no país. Mas apesar das exigências que dificultam o acesso, muitas armas ainda são remanescentes das guerras da década de 1990 e permanecem em circulação.

De acordo com o grupo de pesquisa Small Arms Survey, cerca de quatro em cada dez pessoas na Sérvia possuem uma arma de fogo, colocando o país entre os com maiores índices de posse de armas na Europa.

Veja também

Nova pesquisa mostra Bruno Reis seguido por Geraldo Jr. pela prefeitura de Salvador

Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (8), revela que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!