Nesta segunda (4), desembarcam no Terminal Marítimo, no Comércio, dois navios: o MSC Fantasia e Seaview, trazendo 3.952 pessoas e 5.210, respectivamente. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, é imprescindível aproveitar a chegada destes turistas no período de festa para fidelizar e garantir um retorno com estadia maior ou ainda recomendações positivas para influenciar outras pessoas.
“Normalmente, chegando de navio, eles passam 24 horas aqui. Eles vêm brincar nos blocos e camarotes. E, para quem chega sem programação, nós temos o posto de informação no terminal de cruzeiros para orientá-los ou a consumirem ou terem o acesso aos serviços e conhecimento dos circuitos para definirem seus roteiros durante a estadia”, disse o secretário.
“Um turista que tem uma boa experiência, normalmente volta. No Carnaval, ele é um turista em potencial, pois levando essa experiência positiva para as suas origens, são verdadeiros promotores de Salvador”, complementou Cláudio Tinoco, acrescentando que a ocupação hoteleira na cidade chegou a 96,36%, um resultado excepcional.
Somando com os desembarques do período carnavalesco, Salvador terá recebido 80.206 mil visitantes pelo mar ao longo do Verão, número que alcançará 165.039 mil pessoas até o fim da alta estação, no dia 21 de abril. Ainda segundo a Secult, a estimativa da chegada de turistas entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março é 12.942 visitantes, através de cruzeiros marítimos. Para receber os turistas que chegam à cidade via mar, a Secult terá prepostos prontos para informar e divertir os foliões.
O receptivo da pasta conta com a instalação de um posto de informações no Terminal Náutico de Salvador, no bairro do Comércio, distribuindo materiais como a programação do Carnaval, mapas da folia e dicas de fontes alternativas de entretenimento e cultura na capital baiana. Além disso, um nanotrio também está sendo usado para recepcionar os visitantes, apresentando músicas que embalam o Carnaval de Salvador e colocando os turistas para entrar no clima da festa.