segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Troca da guarda no Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, onde está o caixão da rainha Elizabeth II - POOL/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Milhares de pessoas prestam homenagem a Elizabeth II
quinta-feira 15 de setembro de 2022 às 06:58h

Milhares de pessoas prestam homenagem a Elizabeth II

MUNDO, NOTÍCIAS


Milhares de pessoas passaram, de modo incessante e com paciência, durante a madrugada de quinta-feira (15) conforme a AFP em Londres diante do caixão de Elizabeth II, a única rainha que muitos conheceram no Reino Unido e uma figura que gozou do raro privilégio do afeto quase unânime em seu país.

“Devemos à rainha ter estado aqui por todas as nossas vidas”, disse Andrew Clyde, 53 anos, um norte-irlandês que viajou de Belfast até Londres para visitar a capela da monarca, que ficará aberta ao público até a madrugada de segunda-feira 19 de setembro.

Elizabeth II faleceu na quinta-feira da semana passada, 8 de setembro, aos 96 anos, após sete décadas de reinado. O caixão com o corpo da monarca foi levado para Westminster Hall, a área mais antiga do Parlamento, uma sala majestosa do século XI que é o berço institucional do Reino Unido.

Os súditos aguardaram em uma fila de vários quilômetros por horas, apenas com o que era possível levar de comida e água em uma pequena bolsa, em função dos controles de segurança rígidos na entrada do Parlamento.

“É o mínimo que podemos fazer”, declarou Adam Armendáriz, diretor de vendas de uma empresa em Londres, ao lado de vários colegas.

A meteorologia deve ajudar, com a previsão de tempo ensolarado para os próximos días.

Carmen Martínez, uma advogada colombiana casada com um britânico e grávida de sete meses do primeiro filho, afirmou se sentia bem ao participar na manifestação de luto.

“Ela representa tudo para o país. É como a avó de todos”, disse Martínez.

 Até 30 horas de espera

Durante os próximos cinco dias, centenas de milhares de britânicos e estrangeiros, número que pode chegar a 750.000 segundo a imprensa, passarão pelo local, que permanecerá aberto até a madrugada de 19 de setembro, dia em que acontecerão o funeral de Estado na Abadia de Westminster e o sepultamento na capela George VI do Castelo de Windsor.

O governo alertou que a espera pode chegar a 30 horas em uma fila de até 10 quilômetros, que atravessa o centro da cidade ao logo do rio Tâmisa.

“Levem isto em consideração antes de decidir comparecer ou trazer crianças”, alertou Downing Street.

Mais de 100 chefes de Estado e de Governo e outras personalidades devem comparecer ao “funeral do século”, como o presidente americano, Joe Biden, o brasileiro Jair Bolsonaro, o rei da Espanha, Felipe VI, e o imperador do Japão, Naruhito.

O enterro da soberana que conheceu 15 primeiros-ministros – o primeiro, Winston Churchill, nascido em 1874 e a atual, Liz Truss, nascida em 1975 – acontecerá no mesmo dia no Castelo de Windsor em uma cerimônia privada.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!