As microfranquias, cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil, vem ganhando participação no mercado e se tornado uma opção dentro das franqueadoras. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que a participação das microfranquias cresceu 5% e representam 36,9% do total de franquias em 2022. Além disso, a quantidade de redes com o modelo cresceu 40% na comparação ao ano anterior. A matéria é de Isabela Rovaroto, da Exame.
As microfranquias, cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil, vem ganhando participação no mercado e se tornado uma opção dentro das franqueadoras. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que a participação das microfranquias cresceu 5% e representam 36,9% do total de franquias em 2022. Além disso, a quantidade de redes com o modelo cresceu 40% na comparação ao ano anterior.
A pesquisa foi feita com as 450 microfranquias associadas à ABF. Os segmentos que concentram maior número de microfranquias são:
- Serviços e Outros Negócios (27,4%)
- Alimentação (16,2%)
- Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,5%)
A pesquisa também identificou aspectos do plano de negócio das microfranquias. O prazo médio de retorno varia de 7 a 16 meses, enquanto nos modelos tradicionais esse intervalo é de 17 a 28 meses. O investimento inicial médio entre as microfranquias varia de R$ 43 mil a R$ 55 mil, aproximadamente, havendo uma grande variação entre os tipos de ponto comercial conforme mostra o gráfico:
O estudo mostra uma forte expansão dos modelos alternativos entre as microfranquias, principalmente home-based.
“Os modelos sem ponto físico de venda, com destaque para o home-based, foram impulsionados na pandemia. Isso diminui muito o investimento inicial e proporciona também uma melhor integração com a vida pessoal. Nesta área, observamos muitas franquias de representação comercial e prestação de serviços, inclusive os digitais”, afirma Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF.
Ranking maiores microfranquias 2022
A pesquisa identificou também as 10 maiores microfranquias associadas por número de unidades. A rede Pit Stop Skol aparece em primeiro lugar, seguida da Prudential da área de seguros e a tradicional Kumon. Houve o crescimento de franquias ligadas a energia solar e marcas estreantes com rápido crescimento. Confira a lista completa:
- Pit Stop Skol -1880 unidades
- Prudential – 1646 unidades
- Kumon -1550 unidades
- Acquio – 869 unidades
- +Ágil – 554 unidades
- Clube Turismo – 538 unidades
- Solarprime – 468 unidades
- Maria Brasileira – 415 unidades
- Bem Safe – 368 unidades
- Bluesun do Brasil – 366 unidades