Em campanha para atrair mulheres pelos diretórios estaduais do PL, Michelle Bolsonaro voltou a atacar a atual primeira-dama Janja da Silva em um evento neste sábado (7), em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Sem citar o nome da mulher de Lula, a ex-primeira dama afirmou que Janja “não tem vocação” para trabalhar, mas para “turistar”. Ainda durante seu discurso, Michelle voltou a temática da pauta dos costumes, e celebrou o que chamou de “vitória da direita ” na eleição dos conselhos tutelares, realizados pelo país no último domingo.
Ao comentar sobre o trabalho voltado para a acessibilidade e portadores de doenças raras, Michelle listou feitos durante o governo Bolsonaro, e alfinetou Janja, sem citá-la nominalmente:
— A diferença é que eu tenho vocação para esse trabalho. A atual (primeira-dama, Janja) tem vocação para turistar. Para aumentar seu livro, seu álbum de fotos — disse Michelle, seguida por aplausos dos presentes.
Essa não é a primeira vez que Michelle usa as viagens de Janja em discurso. No evento do PL na semana passada, realizada no Rio Grande do Sul, a ex-primeira-dama já havia criticado a atual.
Ao tentar convencer as mulheres a aumentarem sua participação na política, Michelle afirmou que “evangélicos e católicos foram foram negligentes por muito tempo” com a política, mas que as coisas mudaram, e citou a mobilização na votação dos conselhos tutelares. Realizada no último domingo e com ampla mobilização nas igrejas e redes sociais, a direita conseguiu eleger mais representantes do que a esquerda nas eleições de conselhos tutelares nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com levantamento do jornal O Globo.
— Nunca é tarde para se posicionar, e nós vimos o resultado agora com a vitória nos conselhos tutelares. Graças a Deus a direita está se levantando no Brasil — disse.
O evento do PL Mulher deste sábado foi realizado em Belo Horizonte, e teve a presença de políticos locais da sigla, como o deputado federal Nikolas Ferreira, além do presidente nacional, Valdemar Costa Neto, e do presidente do PL Minas, Domingos Savio. Posteriormente, o ex-presidente Jair Bolsonaro discursou no evento.
Ataques ao STF e pauta de costumes
Michelle subiu ao palco antes do marido e fez um discurso que tem repetido pelos eventos regionais do PL pelo país, atacando o governo petista, e o vinculando à corrupção. Assim como na campanha à reeleição do marido em 2022, Michelle chama o PT de “partido das trevas”, e afirma que a atual gestão “só sabe mentir, roubar e enganar”.
A ex-primeira-dama fez um longo discurso voltado para a pauta dos costumes, com críticas a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) pela descriminalização do aborto. Antes de se aposentar, a ministra Rosa Weber colocou na pauta da Corte o tema, e votou favorável ao pedido, e a votação foi suspensa sem seguida.
— Uma ex-juíza já deixou seu voto de morte! (…) Peço aos ministros que não sujem a espada da justiça com o sangue de inocentes. Somos contra o aborto — discursou.
A capital mineira terá neste domingo um evento contra o aborto, em que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve participar.