O deputado federal Sérgio Brito (PSD) disse nesta última quarta-feira (30) ao site Bahia Notícias, que seu retorno para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) “depende do governador” Rui Costa (PT), que está em viagem para descansar e deve voltar no final de semana.
“Essa decisão não é minha. É uma decisão do governador. […] Só depende do governador. Ele que nomeia e ele que exonera”, disse Brito. Segundo o deputado, ele pediu 45 dias de afastamento da secretaria para tratar da saúde e das emendas. De acordo com ele, ainda faltam 20 dias.
Nos bastidores, o comentário é de que Sérgio Brito não estava muito satisfeito na pasta. De acordo com aliados, o parlamentar não teria tanta liberdade na secretaria e, além disso, teria mais acesso a recursos para atender as bases eleitorais no Congresso do que na Sedur. Por essa razão, o deputado avalia deixar definitivamente o governo de Rui Costa e permanecer em Brasília.
Presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar disse que o tema será discutido na volta de Rui. Se Brito deixar a Sedur, é possível que o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) assuma o posto.