sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação | CCR Metrô Bahia
Home / NOTÍCIAS / Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros
sexta-feira 15 de março de 2024 às 12:10h

Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros

NOTÍCIAS, RMS


O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) registrou uma média diária de 389 mil passageiros nos primeiros 13 dias do mês de março de 2024, conforme a CCR Metrô Bahia, concessionária do modal. O número representa um aumento de 14% na quantidade de usuários, com relação ao mesmo mês de 2023, quando a média ficou em 341 mil pessoas.

A CCR já esperava um aumento no número de usuários do sistema. Ainda assim, o ganho de passageiros superou em 5% a expectativa da concessionária, alcançando a meta que estava estabelecida apenas para 2025.

Na avaliação da empresa, o aumento tem relação com a inauguração, no fim do último mês de dezembro, da Estação Águas Claras, que finalizou a implantação do chamado “tramo 3” da Linha 1 do metrô. Segundo a análise da CCR, a chegada do SMSL ao coração da periferia de Salvador teria levado ao sistema uma parte da população que, antes, não utilizava o modal.

Segundo Lula Bonfim, do jornal A Tarde, esses números e a análise deles foram levados pela concessionária, na quarta-feira (14) ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante uma reunião. O gestor estadual demonstrou empolgação com os resultados e sinalizou que a tendência é que, com a inauguração da Nova Rodoviária de Salvador, também em Águas Claras, a circulação de passageiros cresça ainda mais.

“Hoje, eu tive acesso ao relatório e o último tramo, o tramo 3 que fizemos, em Águas Claras, está dando superávit de passageiros. Já bateu a expectativa que era para 2025. Imagine quando a gente estiver com a rodoviária funcionando. E estamos trabalhando para isso. Já já vocês também terão novidades sobre ela”, disse Jerônimo na oportunidade.

Outras movimentações do governo do estado, como a criação da Estação Campo Grande, na chamada “Expansão Sul”, tendem a aumentar ainda mais o número de usuários do SMSL. Em entrevista ao portal A TARDE em janeiro, o ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, apontou que essa ampliação poderia acrescer 100 mil pessoas ao sistema.

A própria gestão estadual, que chegou a estudar a possibilidade de investir mais dinheiro no contrato para acelerar a implantação do tramo 2 da Linha 2 — a Estação Lauro de Freitas —, agora considera que o gatilho de 6 mil usuários hora/pico previsto em contrato será batido em breve, não havendo necessidade de um esforço extra para a ampliação do SMSL em seu vetor norte.

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!