Nesta quarta-feira (8) os usuários do metrô em Lauro de Freitas já poderão fazer a integração entre ônibus e o metrô que conta com escada rolante e elevador para facilitar o acesso. O governo da Bahia afirma que é mais uma obra para melhorar a mobilidade entre a capital e o município da região metropolitana.
O metrô de Nova Iorque, por exemplo, está em frangalhos e por isso convidou a CCR, a empresa que administra o metrô de Salvador, a ir lá dizer o que é que o baiano tem nos trilhos.
Nada demais, segundo Luís Valença, presidente da CCR. Apenas o metrô de Salvador, ainda novo, é um dos mais modernos do mundo.
‘O mais relevante disso é que quem constrói é quem cuida. O sistema elétrico é muito sofisticado, o que permite uma segurança bem maior contra a falta de energia’ disse Valença.
Inclusive, mais dois novos trens do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas estão a caminho da capital baiana. Os trens foram embarcados no porto de Masan, na Coreia do Sul e chegou ao Porto de Santos, em São Paulo, no último dia 25 de julho.
A informação e fotos das composições, que possuem quatro vagões cada, foram divulgadas pelo governador Rui Costa por meio de seu perfil oficial no Facebook. “Assumimos um compromisso com Salvador e a sua concretização é certa. Somando os trens que já estão na cidade com as unidades previstas para os próximos meses, a população contará com 40 trens em circulação”, destacou Rui.
As obras da Estação Pirajá e da Linha 2 do metrô, que vai até a cidade de Lauro de Freitas, ainda estão em fase de execução pelo Governo do Estado. No final de abril, foi inaugurada a Estação Bom Juá, que beneficia mais de 70 mil moradores. Mais de 5 milhões de embarques já foram realizados no sistema metroviário baiano.
Pesquisa
Uma pesquisa encomendada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a banda estatal do metrô, à empresa Accenture do Brasil, que entrevistou 425 usuários entre os dias 9 e 19 de abril deste ano, revelou que a maioria dos usuários gosta da sensação de segurança, com 77,4% para boa e muito boa, 8,2% para regular e apenas 2,1% de ruim e muito ruim.
Duas mil câmeras de alta resolução, espalhadas ao longo dos 33 km das suas 15 estações, garantem um monitoramento em tempo real de tudo o que se passa e também regular o fluxo, o que leva ao acionamento dos seus 40 trens para mais ou menos.
Claro que a juventude do metrô ajuda. A meta é atingir seis mil usuários, que irá aumentar o fluxo com a estação de Lauro de Freitas, a ser inaugurada no próximo ano. Nesta quarta-feira será inaugurado o Terminal de Transbordo do metrô pela prefeita Moema Gramacho (PT) a pedido do governador Rui Costa. O governador que busca reeleição não poderá estar presente devido a legislação que não permite que candidatos inaugurem obras públicas neste período que antecede as eleições. Com informações do Atarde por Levi Vasconcelos.