terça-feira 24 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Metas de primário são desafiadoras, mas são críveis, afirma Tebet
terça-feira 30 de maio de 2023 às 11:49h

Metas de primário são desafiadoras, mas são críveis, afirma Tebet

NOTÍCIAS


A ministra do Planejamento, Simone Tebet, defendeu nesta terça-feira, 30, que, apesar de as metas de resultado primário do governo federal serem “desafiadoras”, o objetivo é “crível”. Para 2023, a equipe econômica quer alcançar um déficit primário de cerca de 1%. “Vamos reduzir déficit primário pelo menos pela metade neste ano”, reforçou Tebet em live promovida pelo Valor Econômico e O Globo.

Ela foi questionada sobre o esforço que o governo terá para bancar as metas, a partir do novo arcabouço, diante dos desafios do ponto de vista da receita. “Meu papel é ser mais fiscalista, fazer caber demandas em arcabouço sustentável”, destacou, voltando a defender uma revisão periódica de gastos para garantir a qualidade e a eficiência das políticas públicas. “Saímos da pandemia com déficits social e fiscal. Tivemos que fazer PEC para repor políticas públicas”, disse.

Também na live, o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou ainda não ser possível fazer o “mesmo ajuste de sempre”, que afeta as políticas que atendem a população mais pobre do País.

“Seria reproduzir algo feito na história do País”, afirmou Galípolo, para quem está ficando “muito claro” que a Fazenda investe no movimento de explicitar renúncias fiscais que existem “há muito tempo” e precisam ser avaliadas por não se revelaram “a maneira mais interessante de subsídio”. “É preciso separar criação de impostos, que temos evitado, com evidenciar renúncias (…) Nossa preferência é por esforço fiscal no mais progressivo”, comentou.

Veja também

Bolsas da Europa operam em alta modesta, em dia de pregão mais curto antes do feriado de Natal

As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta terça-feira (24), em dia de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!