Este ano, apenas 33% das cadeiras do Senado Federal será renovada. Dos 27 senadores que terminam seus mandatos na atual Legislatura (2015-2022), apenas 12 concorrem à reeleição, por 12 estados diferentes.
Destes, seis estão na liderança em pesquisas de intenção de voto, três estão em situação de empate técnico com outros candidatos e os três restantes perderiam a eleição.
Segundo Flávia Said, do Metrópoles, o portal considerou as pesquisas de intenção de voto registradas pelos institutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizadas em agosto ou setembro. Em todos os casos, os números se referem às respostas a perguntas estimuladas — quando é apresentada ao eleitor uma lista de nomes.
Apesar de cada instituto adotar uma metodologia própria, os resultados seguem apontando na mesma linha em todos os 12 estados. Para a análise, foram escolhidos os levantamentos mais recentes divulgados até a última sexta-feira (16).
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Estão na frente nas pesquisas, os seguintes senadores:
- Davi Alcolumbre (União Brasil-AP);
- Omar Aziz (PSD-AM);
- Otto Alencar (PSD-BA);
- Wellington Fagundes (PL-MT)
- Alvaro Dias (Podemos-PR); e
- Romário (PL-RJ).
Já os senadores Alexandre Silveira (PSD-MG), Kátia Abreu (PP-TO) e Rose de Freitas (MDB-ES) estão empatados tecnicamente com os adversários em seus estados. Silveira e Kátia estão numericamente atrás de Cleitinho Azevedo (PSC) e Professora Dorinha (União), respectivamente, enquanto Rose tem os mesmos 27% do ex-senador Magno Malta (PL), que perdeu seu assento na Casa em 2018.