domingo 22 de dezembro de 2024
Ministros do TSE participam de sessão por videoconferência. / Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Mesmo com pandemia, ministros do TSE preveem recorde de brasileiros em eleições deste ano
sexta-feira 11 de setembro de 2020 às 08:40h

Mesmo com pandemia, ministros do TSE preveem recorde de brasileiros em eleições deste ano

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Mesmo com a pandemia da covid-19, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acreditam que o comparecimento de brasileiros às eleições deste ano será recorde. A expetativa segundo a coluna de Bela Megale, é fruto do grande número de mesários voluntários que estão se oferecendo para trabalhar no pleito de 2020.

Os Estados de Tocantins, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais já superaram a quantidade de mesários voluntários registrada em 2016. O Rio de Janeiro, por exemplo, teve 11,7 mil voluntários em 2016 e tem 23,2 mil neste ano. Pernambuco teve 16,8 mil inscritos em 2018. Hoje, chega a cerca de 30 mil voluntários.

– Pessoas e países, muitas vezes, crescem na adversidade. É o que parece estar acontecendo no Brasil em relação às eleições. Apesar do momento desafiador, houve uma grande mobilização de mesários voluntários, que, em muitos estados, dobraram em relação a 2016. Também percebo grande motivação cívica nos eleitores. A verdade é que a sociedade brasileira se tornou mais consciente, mais participante e mais exigente. Votar é uma forma de fazer diferença e de utilizar o poder que a democracia confere a cada um de nós. – afirmou à coluna o presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso.

Nesta semana, o tribunal lançou um plano sanitário para as eleições, com cuidados que precisam ser tomados por causa da covid-19. No pleito de 2018, o TSE contabilizou 147,3 milhões de eleitores aptos a votarem no segundo turno, sendo que 115,9 milhões compareceram às urnas. O número equivale a 78,70% do total. No segundo turno das eleições municipais de 2016, o tribunal registrou a ausência de 7,1 milhões de eleitores, chegando a 21,55% dos brasileiros aptos a votar.

Veja também

Pesquisa Quaest: popularidade de Janja estaria em queda livre

A aprovação popular de Janja da Silva apresenta uma trajetória de queda livre nestes dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!