sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Mesmo cassado e ameaçado de inelegibilidade, Deltan Dallagnol será candidato a prefeito
sábado 20 de janeiro de 2024 às 06:57h

Mesmo cassado e ameaçado de inelegibilidade, Deltan Dallagnol será candidato a prefeito

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


A nove meses das eleições municipais, o partido Novo já bateu o martelo sobre quem será o nome que o representará na corrida à prefeitura de Curitiba. Em ofícios enviados aos institutos de pesquisa espalhados por todo o país, a sigla solicitou que apenas o nome do ex-deputado federal Deltan Dallagnol fosse levado em consideração pelas amostras.

“Partido Novo vem respeitosamente perante Vossa Senhoria, dar-lhe ciência inequívoca de que o filiado Deltan Dallagnol é pré-candidato para disputar o cargo de Prefeito de Curitiba na eleição de 2024, notificando-lhe, por consequência, para que o nome dele seja incluído nas pesquisas de opinião que forem realizadas para conhecimento público, relativas à supramencionada disputa eleitoral”, diz documento obtido pelo GLOBO, enviado para instituições como Paraná Pesquisas e Datafolha.

Cassado em maio passado, o ex-procurador da Lava-Jato perdeu seu mandato com base na Lei da Ficha Limpa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que Deltan deixou o Ministério Público para escapar de possíveis punições. A decisão, contudo, não menciona se ele estaria ou não impedido de concorrer no período de oito anos, o que também é objeto de discordância entre especialistas.

Por este motivo, o Novo pagará para ver se sua candidatura será impugnada. Caso seja, há outros nomes no páreo. No início de novembro, o ex-procurador já havia sinalizado que poderia concorrer à prefeitura. Na ocasião, outros nomes também haviam sido colocados à mesa: o de sua esposa, Fernanda Dallagnol, e o das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa.

O partido vem investindo no capital político de Deltan para alavancar o número de filiados e anunciar seus pré-candidatos. Desde o ano passado, o político tem participado de viagens ao redor de todo o país.

No ano passado, o Novo perdeu o direito à tempo de televisão o acesso às verbas públicas justamente por ter ficado abaixo deste limiar. Desde então, o partido tem funcionado com o dinheiro do fundo partidário de anos anteriores que havia sido investido em fundos monetários. A expectativa interna é de que as eleições municipais ajudem no crescimento.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!