sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Steve Buissinne/Pixabay
Home / NOTÍCIAS / Mercado vê inflação abaixo dos 5% e projeta corte maior na Selic
segunda-feira 3 de julho de 2023 às 12:49h

Mercado vê inflação abaixo dos 5% e projeta corte maior na Selic

NOTÍCIAS


A estimativa para o índice oficial de inflação do Brasil está abaixo do patamar dos 5% pela primeira vez neste ano. Segundo dados compilados pelo Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 3, os analistas do mercado financeiro projetam o IPCA a 4,98%. O patamar ainda é maior que o limite da meta, de 4,75%, mas mostra uma importante trajetória de desaceleração. Há um mês, por exemplo, o mercado estimava o IPCA em 5,69%.

A inflação projetada pelos analistas é menor do que a vista pelo Banco Central, responsável pelas decisões de política monetária. No relatório trimestral de inflação, o BC estima o IPCA em 5,28% ao fim do ano. A trajetória de desaceleração da inflação é importante para o corte a taxa de juros, como sinalizado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em sua última ata. Nos doze meses até junho, a prévia da inflação (IPCA-15) ficou em 3,40%. No mesmo período de 2022, o acumulado era de 12,04%. Para o próximo ano, os analistas projetam inflação a 3,92%, dentro do teto da meta, que vai até 4,5%.

A inflação mais controlada aumenta as apostas (e a pressão, por parte do governo) de cortes na taxa Selic, hoje em 13,75%. Os analistas projetam que a Selic encerre o ano em 12%, abaixo dos 12,25% na semana passada. Isso significa que, o mercado espera redução de até 1,75% nas próximas quatro reuniões do Copom até o fim do ano, sendo o início dessa redução em agosto, na próxima reunião do colegiado. Ao fim de 2024, a projeção é de Selic a 9,5%.

Além de inflação e juros, os analistas consultados pelo BC também projetam um PIB ligeiramente maior. Segundo o Focus, a economia deve avançar 2,19% neste ano, oitava revisão consecutiva para cima. A estimativa é 0,01 superior que na semana passada e 0,5 ponto percentual superior que há quatro semanas.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!