A população de Santa Inês, município localizado no Território Vale do Jiquiriçá, recebeu, neste sábado (13), o Mercado Municipal totalmente reformado. A ação foi executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Um investimento de R$ 506,4 mil foi aplicado na melhoria das condições da infraestrutura para comercialização da produção local e de higienização, oferecendo condições sanitárias adequadas aos consumidores e comerciantes. Além do mercado, foi assinado também o convênio com o Mais Ater, projeto do governo estadual, executado pela Bahiater/SDR, que tem o objetivo de estruturar, com veículo e equipamentos, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), voltado para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assentados de reforma agrária, jovens e mulheres, prestado pela Secretaria de Agricultura do município.
Para o chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, que representou o titular da SDR, Josias Gomes, no evento, financiar uma obra como essa do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, está oportunizando a pais e mães de famílias a trazerem seus produtos das propriedades rurais para que a população da cidade possa consumir esses produtos. “Ações como essa fortalecem o homem e a mulher do campo, mas, sobretudo, oferece dignidade às pessoas que compram, sabendo quem produz, o agricultor, agricultora, assentado de reforma agrária, tem uma importância muito grande. Valorizar um equipamento desse é importante para todos, para aqueles que compram e que vendem, gerando desenvolvimento para o município”.
A artesã Conceição Brito, que faz parte de um grupo de artesãos da Pastoral do Idoso, utiliza, entre outros materiais, a palha do licuri para a confecção de peças artesanais, ressaltou a importância de ter um espaço adequado para expor e comercializar seus produtos. “Nós agora temos um espaço para vender nossos produtos e as outras cidades poderão vir aqui comprar e agora nós temos ainda mais prazer de fazer esse trabalho aqui em Santa Inês”.