O Mercado do Produtor do município de Juazeiro ao norte d Bahia é o quinto maior do Norte e Nordeste em volume e valor de negócios no país. Foi inaugurado em julho de 1984, começando o funcionamento administrativo em fevereiro de 1986.
O Mercado chega a comercializar 80 mil toneladas/mês, e em valores reais, de R$65.000.000,00 a R$70.000.000,00 /mês. O entreposto comercializa para todo o Brasil e é de grande importância para Juazeiro, gerando 6.000 empregos diretos e indiretos, através da agricultura irrigada. Além de 1.200 comerciantes, o Mercado conta com vários produtores e 1.300 pontos de comercialização entre boxes, módulos, paletes e pedras. Em média circulam 6.000 caminhões por mês carregando 14 toneladas de produtos.
Mais de 3 mil pessoas transitam diariamente pelo Mercado do Produtor de Juazeiro. A produção agrícola da região decorre de vários projetos de irrigação de pequenas e médias empresas, e da agricultura familiar do município.
Tecnologia para uma maior segurança
A prefeitura informou ao Acesse Política que cerca de 32 câmeras de videomonitoramento foram instaladas em fase de teste, mas já estão operando normalmente no Mercado do Produtor de Juazeiro. O objetivo da ação é garantir mais segurança aos permissionários e clientes do entreposto e melhorar a velocidade na transmissão de dados e qualidade de imagem. O sistema funciona 24h por dia e é acompanhado diretamente pela equipe de segurança do entreposto.
As câmeras instaladas são de última geração, o que garante melhor resolução das imagens, capacidade de ver mais detalhes ou ter uma cobertura mais ampla. Duas dessas câmeras são de 360º contribuindo na captura em tudo ao redor do equipamento. O propósito dessa medida é oferecer condições mais eficazes e seguras de trabalho, além de dinamizar a ação dos guardas patrimoniais e do ordenamento.
O diretor executivo interino da Autarquia Municipal de Abastecimento, Everton Luiz destacou que com esse novo formato no sistema de videomonitoramento vai trazer um grande ganho para o Ceasa. “A expectativa da administração é que as medidas reduzam os furtos e roubos, além de garantir mais segurança. Substituímos todas as câmeras e melhoramos nossa central facilitando o trabalho da segurança conseguindo eficiência no atendimento de ocorrências, congestionamento e outras abordagens diárias no Ceasa. Este ano temos muitos projetos para serem implantados”, pontuou Everton.