sábado 21 de dezembro de 2024
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Tauan Alencar/.)
Home / DESTAQUE / Mercadante e Silveira lançarão fundo de fomento à “mineração verde”
sexta-feira 1 de março de 2024 às 06:07h

Mercadante e Silveira lançarão fundo de fomento à “mineração verde”

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O Ministério de Minas e Energia (MME), encabeçado por Alexandre Silveira, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presidido por Aloizio Mercadante, irão lançar o Fundo de Investimento em Minerais Estratégicos no Brasil. O capital poderá ser utilizado por empresas júnior e de médio porte para financiamento de investimentos para pesquisa mineral, viabilização e desenvolvimento de novas minas de minerais estratégicos para a transição energética e fertilidade do solo, difusão de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

O fundo será anunciado durante o Prospectors & Developers Association of Canada, principal convenção de mineração e exploração mineral do mundo. O encontro acontecerá entre os dias 3 e 6 de março em Toronto. Serão elegíveis ao investimento, os projetos de exploração mineral, em fase de pesquisa para definição de recursos minerais que tenham o tíquete médio de 20 milhões de reais e de desenvolvimento e implantação em fase de exploração e estudos avançados para a viabilidade de mina, podendo incluir investimentos de implantação de menor porte, com tíquete médio de 150 milhões de reais, poderão pleitear o investimento.

O fundo irá priorizar os minerais para transição energética e descarbonização, sendo eles, cobalto, cobre, estanho, grafita, lítio, manganês, minério de terras raras, minérios do grupo da platina, molibdênio, nióbio, níquel, silício, tântalo, titânio, tungstênio, urânio, vanádio e zinco. Fosfato, potássio e remineralizadores, minerais fundamentais para a fertilidade do solo, também estão no rol de elementos abrangidos pelo fundo.

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!