Representantes do Governo do Estado da Bahia e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) assinaram, nesta última quinta-feira (2), o memorando com encaminhamentos e acordos para a execução das etapas finais do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A Carta Compromisso alinha e fortalece a parceria entre governo estadual e Fida, que já soma 25 anos com a execução de três grandes projetos de desenvolvimento rural, e traça rumos para a continuidade da colaboração.
A assinatura do documento ocorreu na sede da CAR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e contou com a presença do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro; do secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, do coordenador geral do Pró-Semiárido, Cesar Maynart; do oficial do Programa do Fida, no Brasil, Hardi Vieira, entre outros membros do Fundo.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o memorando referendou ainda mais todo o trabalho desenvolvido pelo projeto Pró-Semiárido. “Os 32 municípios contemplados com o Pró-Semiárido vivenciaram uma experiência nova de um projeto estruturante que possibilitou mais dignidade às famílias assistidas. E essa missão, sem dúvida, está concluindo isso”. Ele também falou da expectativa com uma nova operação com o FIDA. “São 25 anos da parceria entre o FIDA e o Estado da Bahia e a gente chega no horizonte de um novo acordo de empréstimo que está sendo elaborado e, sem dúvida nenhuma, teremos em 2024 em plena execução um novo projeto que é o Parceiros da Mata”.
O secretário da SDR, Osni Cardoso, ressaltou que é muito importante o fato dessa ação ter chegado com muitas políticas públicas em municípios que realmente precisavam de uma atenção do Estado e saber que tem a CAR e a SDR que conseguem dar conta de projetos como esse executado em parceria com o fundo. “Ao assinar esse documento, a gente se compromete em fazer melhor e, obviamente, buscar mais alternativas e parcerias para continuar atuando com a agricultura familiar do Estado da Bahia”.
No memorando foi destacada a preparação do Pró-Semiárido para as implementações em campo, em especial com organizações comunitárias e econômicas; as ações realizadas no município de Ponto Novo; o olhar para a gestão do conhecimento; e as possíveis novas operações do Fida com o Estado da Bahia.
Hardi Vieira ressaltou a qualidade da execução do Pró-Semiárido e reiterou a relevância da parceria com a Bahia. “O Pró-Semiárido é um projeto de referência não só no Brasil, mas no mundo. A gente aprofundou com o Governo do Estado possíveis colaborações futuras, uma bem concreta de um novo projeto de investimento que é o ‘Parceiros da Mata’ numa outra região que o Fida nunca operou na Bahia que é o Baixo Sul. O Fida avalia como extremamente positiva essa colaboração com o Governo do Estado da Bahia e temos aí várias possibilidades que estamos explorando e trabalhando para continuar esta colaboração”.
Durante a Missão de Apoio, que aconteceu no período de 27 de fevereiro a 02 de março, além das reuniões de alinhamento com a equipe do projeto e do fundo, houve um momento de apresentação da ação de Pagamento por Serviços Ambientais (PAPSA) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) e foi debatida a perspectiva de trabalho conjunto neste próximo projeto, que será executado na Zona da Mata e que deve utilizar recursos captados pelo Fida junto ao Governo Alemão para ações de sustentabilidade ambiental.