Integrantes dos partidos de oposição (PT, PSB, PDT e PC do B), que se comprometeram em apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara, apresentaram uma carta-compromisso ao candidato com cinco pontos que são caros à esquerda para endossar apoio ao candidato.
Segundo o documento, distribuído na noite desta última segunda-feira (28) e publicado pela Folha, Rossi leu em reunião mais cedo e se comprometeu com os termos apresentados.
O ponto principal é o que faz um detalhamento do que a oposição considera independência na administração da Câmara dos Deputados em relação ao governo, como a inclusão na pauta da Casa a votação de projetos de decreto legislativo (que barram decisões do Executivo), a convocação de ministros e autoridades para prestar contas, instalação de CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) e o respeito à minoria.
A oposição também elencou como prioridades projetos que garantam a vacinação contra a Covid-19 para todos, além de um projeto de renda mínima.
E, de maneira mais vaga, inclui um trecho que faz referência às privatizações: “Assegurar a soberania nacional, proteger o patrimônio público e nossas riquezas naturais”