quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / MEI: nova nota fiscal passa a ser obrigatória a partir de segunda (3)
quinta-feira 30 de março de 2023 às 06:07h

MEI: nova nota fiscal passa a ser obrigatória a partir de segunda (3)

NOTÍCIAS


Segundo informações do Simples Nacional, começa na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, a obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) para Microempreendedores Individuais (MEIs). A norma que determina a medida foi alterada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, pela Resolução nº 169/2022, que acrescentou a previsão legal para que todos os municípios do país possam instituir e exigir a nova nota fiscal, tornando-a padrão nacional nas prestações de serviços. A emissão da nota só será facultativa para aqueles que prestam serviços a uma pessoa física.

No DF, a NFS-e pode ser emitida através do portal oficial da Secretaria de Fazenda (Sefaz), que possui uma página específica para a ação: o ISSNet On-line. Nesse link, os prestadores de serviços podem logar no sistema com um certificado digital ou senha, que direciona o cidadão para a página de emissão da nota. Pela página também é possível verificar a autenticidade de uma NFS-e, consultar cadastros, solicitações de cadastro e substitutos tributários. O Jornal de Brasília tentou contato com a Secretaria de Fazenda do DF, para obter detalhes sobre a regulamentação da emissão, mas não obteve resposta.

“O acesso ao novo Sistema de Gestão, Fiscalização e Arrecadação de ISS do Distrito Federal deve ser realizado preferencialmente através de Certificado Digital e-CNPJ da empresa, podendo ser da matriz ou da filial, desde que de mesma raiz. Caso o contribuinte possua procuração outorgada no sistema Agênci@Net e deseje realizar acesso via CPF do outorgado, será necessário realizar a solicitação de primeiro acesso ao ISS.net para pessoa física”, explica o portal do ISSNet. A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é um documento digital, gerado e armazenado no ambiente da Receita Federal ou prefeitura municipal, para registrar as operações de prestação de serviços.

Veja também

Aceno do governo Lula ao centro para Senado em 2026 esbarra em disputas com o PT

A estratégia do governo Lula de buscar composições ao centro e até com a direita para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!