Quase cinco meses passaram-se desde que a Rússia começou seu ataque à Ucrânia. A guerra continua e Dmitri Medvedev (foto com Putin), ex-presidente do país invasor e atual vice-conselheiro de Segurança, lançou uma ameaça apocalíptica.
Posições estratégicas
Estamos diante de uma guerra em que assustar o outro é crucial. De fato, os lados continuam lutando por posições estratégicas que ofereçam vantagens a curto e médio prazo, já que o conflito pode demorar mais do que o esperado.
Crimeia: território disputado
Um desses pontos quentes é a península da Crimeia, que Moscou anexou em 2014, apesar de ser território ucraniano até então.
Declarações para veteranos da Segunda Guerra Mundial
Dmitri Medvedev deixou clara a relevância da península da Crimeia, em uma reunião com veteranos da Segunda Guerra Mundial, realizada em Volgogrado, antiga Stalingrado.
O líder russo adverte de que se este território for atacado pela Ucrânia “as consequências são óbvias”. E completa: “O Dia do Juízo Final chegará para todos eles”.
Armagedom
O atual vice-presidente do Conselho de Segurança acrescenta que este juízo final a que se refere será “rápido e muito duro”.
Falas ecoaram na imprensa russa
A ameaça foi divulgada pela agência RIA Nóvosti e publicada em meios de comunicação russos como o Pravda.
O ex-presidente foi ainda mais específico: “Podem ter certeza de que os objetivos desta operação serão cumpridos. Eles estão relacionados à eliminação das ameaças existentes à Rússia.”