O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, demonstrou apoio ao programa do governo federal “Médicos pelo Brasil”, durante passagem por Vitória da Conquista nesta quinta-feira (1). O programa foi lançado nesta manhã, em Brasília, com expectativa do Ministério de Saúde de atrair sete mil médicos para áreas carentes do país.
Para Vilas-Boas, a proposta deve atender a demanda da população, mas o preenchimento das vagas precisará de acompanhamento. “Houve um aumento de vagas, mas não sabemos se esse aumento se reproduz em número de médicos. Nem sempre, como observamos nos últimos 5 anos, existem médicos interessados”, falou.
De acordo com o Bahia Notícias, o secretário esteve em reunião na última quarta-feira (31) com o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, para debater o programa. “Demos o apoio do Nordeste, pois entendemos que o programa atende a demanda da nossa população”, defendeu.
Os profissionais contratados serão alocados nos municípios onde há os maiores vazios assistenciais. De acordo com a pasta, juntas, as regiões Norte e Nordeste do país vão receber 55% do total de vagas. Ao todo, serão 18 mil vagas previstas, sendo cerca de 13 mil em cidades de difícil provimento.