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sexta-feira 2 de fevereiro de 2024 às 06:04h

MEC recebe representantes de órgão de educação superior da UNESCO

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


Em preparação para a CRES+5 — a reunião de acompanhamento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (CRES) 2018 —, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) receberam representantes do Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e n o Caribe ( IESALC -UNESCO ) na segunda e terça-feira, 29 e 30 de janeiro.

O diretor da entidade, Francesc Pedró, acompanhado pela especialista de Cooperação América Latina e Caribe, Giulia Barão, visitaram o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) , onde será realizada a CRES+5, entre 13 e 15 de março. A visita foi acompanhada pela secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho; pelo diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Oppermann; pela coordenadora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero; e por equipe técnica do Ministério da Educação.

O diretor do IESALC -UNESCO celebrou a marca de mais de mil inscritos para a Conferência e destacou a excelência da locação escolhida, que contribui para prestigiar ainda mais o evento. Ao ressaltar a importância da CRES+5 como marco regional da educação superior na década de 2018 a 2028, ainda disse que essa “será uma oportunidade única de avaliar o caminho trilhado e prefigurar a agenda de educação superior dos próximos anos. Será também o reencontro presencial muito almejado após a pandemia da Covid-19 ”. Além disso, Pedró sinalizou a realização da CRES+5 como uma forte aposta pela multilateralidade e pelo necessário fortalecimento da cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre os países da região.

No primeiro dia da visita à capital federal, ele participou do colóquio inicial da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 , na Universidade de Brasília (UnB), quando debateu o tema “Os desafios educacionais dos Estados Unidos e Argentina em diálogo com o Brasil: re-imaginando as Américas”. Na terça-feira, a agenda do IESALC -UNESCO em Brasília teve continuidade com reuniões na sede da Capes e do MEC.

CRES+5

A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, está sendo organizada pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior ( Sesu ) e da Capes, e m conjunto com o IESALC- UNESCO. O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.

Entre as atividades para a reunião de acompanhamento, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo na região, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina) , Puebla (México) e Assunção (Paraguai). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 Eixos Temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência. A quarta reunião preparatória será realizada em Havana, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2024, no âmbito do Congresso Universidade 2024.

As inscrições para a CRES+5 podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro de 2024 pelo formulário disponível no respectivo site . Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas por meio do site ou do e-mail cres5@unesco.org .

CRES

A 3ª Conferência Regional de Educação Superior (CRES), realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018 – 2028 . Além disso , assumiu o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois (CRES+5) , visando promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a crise pandêmica da Covid-19. A CRES+5 será uma oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior em 2028.

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