quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / MDS e CNBB buscam parceria para ampliar o alcance dos programas sociais
quinta-feira 8 de fevereiro de 2024 às 17:20h

MDS e CNBB buscam parceria para ampliar o alcance dos programas sociais

NOTÍCIAS


Com o objetivo de garantir a disseminação de informações sobre os programas e ações sociais do Governo Federal em locais onde o Estado não alcança, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, se reuniram nesta quarta-feira (07.02), em Brasília. O encontro, que também tratou de experiências sobre pessoas em situação de rua, resultou na possibilidade de estabelecer um protocolo de intenções para trabalhar de forma conjunta e eficaz os dois temas.

“O MDS conta com 36 programas. O Bolsa Família é um deles. Alguns desses programas são articulados com outros nove ministérios. São informações que precisam chegar às pessoas mais vulneráveis e que carecem de conhecimento para garantir os seus direitos”, explicou Wellington Dias.

Segundo o ministro, o Brasil enfrenta um grande desafio, e a proposta é estreitar os laços com a CNBB, que conta com uma grande capilaridade em locais onde o Estado não alcança, como lugares distantes, além de contar com a experiência prática de várias pastorais ligadas à fome e à pastoral de rua.

“A ideia é que nós, como CNBB, adentremos um pouco mais nas informações sobre os programas do MDS”, explicou Dom Ricardo Hoepers. “Vejamos tudo o que a pasta oferece, de modo que, nas bases, possamos fornecer informações, acessibilidade e criar espaço para que as pessoas conheçam os projetos já existentes”, completou.

Dom Ricardo acrescentou que o segundo ponto da futura possibilidade de contribuição é o foco na população de rua. “Essa é uma contribuição nossa, da CNBB, a partir das experiências que já existem e das ideias sobre a população de rua, com base na pastoral de rua, para contribuir com o ministério e suas futuras ações,” acrescentou o bispo.

Durante a reunião, foram delineados os objetivos e a linha de trabalho para um futuro protocolo de intenções entre as entidades, visando ajudar as pessoas que mais precisam. Wellington Dias explicou que o protocolo é importante porque garante que as áreas de interesse permitam uma relação legitimada e institucional, tanto com os municípios quanto com os estados.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!