Apesar da resistência de Renan Calheiros, o MDB caminha segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, para anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara na disputa de fevereiro de 2023.
As negociações já estão sendo feitas pelo líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), e o presidente do MDB, Baleia Rossi, que se reuniu com Lira na quarta-feira (23/11), em Brasília.
Em troca do apoio à recondução do atual presidente da Casa, o MDB reivindica um dos outros seis espaços na Mesa Diretora; provavelmente uma das secretarias.
O acordo final entre Lira e o MDB, porém, só deve ser sacramentado na próxima semana, quando o atual presidente da Câmara retorna da Copa do Mundo no Catar.
Sem alternativa
Inicialmente, o MDB chegou a cogitar segundo Igor Gadelha, lançar um candidato próprio na disputa. O nome seria o de Isnaldo ou o do próprio Baleia, que perdeu para Lira na disputa de 2021.
Lideranças emedebistas, no entanto, decidiram abrir negociação com Lira após perceber que a maioria das siglas deve apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara.
“Não vejo alternativa”, resumiu à coluna um influente cacique do MDB. Hoje, a principal resistência ao apoio a Lira vem do clã Calheiros, adversário político do deputado em Alagoas.