O presidente do MDB de Minas Gerais, o deputado federal Newton Cardoso Jr.,convidou nesta sexta-feira (5) o governador Romeu Zema (Novo) segundo o jornal O Tempo, para disputar a reeleição ao governo de Minas em 2022 pela sigla.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) foi convidado por Michel Temer para se filiar ao MDB. Kalil e Zema são os dois principais candidatos ao governo estadual no pleito do próximo ano.
O presidente do MDB de Minas disse que sabe que Zema tem hoje a confiança do Novo e que ele é referência nacional da legenda, mas acrescentou que também tem conhecimento de que há dificuldades e percalços na relação do governador com o partido.
“Quero deixar para o senhor às portas abertas do MDB. “[Quero] Deixar um convite para que o senhor possa se filiar ao nosso partido para a disputa da sua reeleição no ano de 2022. Nosso partido tem história, tem conhecimento da realidade de Minas Gerais”, disse Cardoso a Zema em uma cerimônia realizada na cidade de Carmo do Paranaíba.
O MDB estadual está rachado. O grupo liderado por Adalclever Lopes (MDB), que é secretário de Governo de Kalil na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), defende que a sigla apoie o prefeito na disputa do ano que vem.
Lopes tem o apoio da bancada estadual e também da bancada federal — com exceção de Newton Cardoso Jr. Em abril, o grupo pediu intervenção da Executiva Nacional no diretório mineiro, mas não obteve sucesso.
A visita de Temer a Kalil na PBH e o convite feito pelo ex-presidente na quinta-feira (5) foram vistos como uma sinalização de que a Executiva Nacional prefere apoiar o prefeito na disputa pelo governo de Minas.
A presença na prefeitura do ex-senador por Roraima, Romero Jucá, que também detém influência no MDB nacional, é outro fator que contribui para esta avaliação entre os interlocutores de Kalil.
A principal resistência interna no MDB a esse apoio é justamente Newton Cardoso Jr. Após o convite de Temer a Kalil, ele disse que seria ótimo se o prefeito se filiasse à sigla. Porém, apressou-se em soltar uma nota oficial em que diz que o MDB de Minas não foi consultado e que desconhece o convite feito pelo ex-presidente.
Como ficou claro nesta sexta-feira (5), Newtinho, como é conhecido, defende que o MDB se aproxime de Zema e apoie o governador, e não Kalil, nas eleições de 2022.
A avaliação de fontes ligadas ao Novo e ao governo de Minas é de que Zema não vai trocar de partido. De acordo com essas pessoas, o governador chegou a ter conversas para deixar a legenda há alguns meses pois estava insatisfeito. No entanto, ele fez um acordo com o diretório nacional do Novo e agora poderá escolher o seu vice e também fazer coligações.