Os ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Rússia, Mauro Vieira e Sergei Lavrov, se encontraram nesta última sexta-feira (2) para discutir o avanço das negociações para interromper a guerra na Ucrânia. Eles se encontraram à margem da reunião entre os chanceleres dos países membros do Brics, na Cidade do Cabo, na África do Sul.
“A reunião enfocou os esforços do Brasil em relação às formas de resolver a situação na Ucrânia“, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em comunicado nesta sexta-feira.
“Os ministros trocaram opiniões sobre a agenda global e regional, que são de interesse mútuo, incluindo a interação da Rússia e do Brasil em plataformas multilaterais, principalmente nas Nações Unidas, Conselho de Segurança da ONU, Brics e Grupo dos 20″, concluiu o texto.
O Itamaraty também destacou o teor do encontro. “(os ministros) Discutiram ainda o atual estágio do conflito na Ucrânia e as propostas em debate com o objetivo de promover o diálogo entre as partes”.
O ministério informou ainda que os ministros “deram seguimento aos assuntos tratados na visita de Lavrov a Brasília, com ênfase nos mecanismos para ampliar o comércio bilateral”.