O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, vereador Maurício Trindade (PP), faz um alerta: “Autistas ficarão sem atendimento em Salvador”. Na tarde de sexta-feira (18), o também médico foi procurado por representantes do Instituto Rede, que relataram a redução de vagas oferecidas pela instituição motivada por problemas financeiros.
“O Instituto Rede é a maior instituição de tratamento de crianças autistas de Salvador e atende 4 mil crianças em vários bairros da cidade. No entanto, a instituição alega que a falta de apoio financeiro e governamental obrigou a redução do atendimento às crianças”, disse Maurício Trindade.
O presidente da Comissão de Saúde disse ainda que, segundo o Instituto Rede, Salvador tem cerca de 30 mil crianças em idade escolar sem atendimento e a maioria sequer tem diagnóstico por falta de profissionais disponíveis nos postos de saúde.
“O Ministério Público foi comunicado e deverá atuar buscando que a Prefeitura providencie, com urgência, vagas para essas crianças”, afirmou.
Para o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, “a falta de tratamento causa debilidades irreversíveis no desenvolvimento intelectual dessas crianças, portanto, tanto o prefeito quanto o governador precisarão se pronunciar”.