Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues parabenizou o governo do Estado, na sexta-feira (21), pela criação da Delegacia Digital, inspirada em projeto de sua autoria. Segundo ela, será de “extrema importância” para colaborar no combate à violência doméstica e contra a LGBTfobia.
Através desse instrumento, poderão ser registrados casos de violência contra crianças, adolescentes e idosos, além de estelionato, intolerância religiosa, ataque via redes sociais, racismo, homofobia, roubo, ameaça, furto entre outros delitos.
Índices
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), desde a última quinta-feira (20) mulheres vítimas de violência doméstica poderão solicitar medida protetiva e registrar os crimes através do site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br.
“É uma conquista para toda a população, principalmente para a comunidade LGBT e as mulheres, pois, durante a pandemia e isolamento social os índices de violência aumentaram muito”, destaca a vereadora.
A ideia da delegacia digital surge após debates na Câmara e na Assembleia Legislativa da Bahia sobre a importância da criação da plataforma. No Legislativo municipal, o projeto de indicação de autoria da vereadora Marta Rodrigues foi aprovado.
“As pesquisas mostram que o índice de violência doméstica aumentou muito durante a quarentena, e na maioria dos casos, ela é provocada por pessoas próximas às vítimas. Esta é mais uma conquista que alcançamos e coloca a Bahia como um dos estados que trabalham para combater todos os tipos de violência”, frisa Marta Rodrigues.