O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), se manifestou após a retirada da pré-candidatura de Jabes Ribeiro ao pleito municipal de 2024. Em entrevista neste último sábado (13) ao programa Frequência Política, o chefe do Executivo Municipal lamentou a decisão e exaltou o trabalho feito pelo ex-prefeito.
“Um candidato que trabalhou muito, fez muito e me solidarizo. Isso aqui é uma perda para a democracia, porque a gente faz sempre as conversas de forma democrática. Jabes foi prefeito da cidade por quatro anos. Experiência política fora do comum, tem que ser respeitado, porque têm história e conhece a cidade”, disse Mário Alexandre.
Rumores sobre a possível saída de Jabes da disputa começaram a circular na sexta-feira (12). Para o BNews, o então pré-candidato afirmou estar em negociações com o grupo político para decidir o seu futuro nas eleições.
Em nota enviada ao BNews, Jabes alegou que a “direção do Progressistas municipal solicitou uma reunião com a Frente Ampla, para comunicar oficialmente essa decisão e construir a melhor estratégia para as eleições que se aproximam”.
“Ouvi as principais lideranças políticas dos partidos aliados que me apoiam, analisei a atual conjuntura política, ouvi minha família e tomei, certamente, a decisão mais adequada para o presente cenário de Ilhéus. O tempo e os prazos da legislação eleitoral exigem decisões rápidas. As convenções se aproximam e é preciso organizar as campanhas majoritárias e proporcionais. Os Partidos do governo tendem a se unir no município, por força da política estadual. Não interessa ao governo um enfrentamento, aqui em Ilhéus, entre o PT de Wagner, Jerônimo e Rui e o PSD de Otto Alencar, afinal isso pode repercutir nas eleições de 2026”, acrescenta.