quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Parada da Marinha russa Foto: Ministry of Defence of The Russian Federation/ Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Marinha realiza no litoral de Salvador uma Parada Naval em homenagem ao Bicentenário da Independência
quarta-feira 7 de setembro de 2022 às 06:39h

Marinha realiza no litoral de Salvador uma Parada Naval em homenagem ao Bicentenário da Independência

NOTÍCIAS


Nesta quarta-feira (7), das 11h às 13h30, a Marinha do Brasil realizará uma Parada Naval, no litoral de Salvador, com seis navios subordinados ao Comando do 2° Distrito Naval, em evento que integra a programação da comemoração ao Bicentenário da Independência.

A Parada é um grande atrativo para a população, pela oportunidade de visualizar, em desfile, alguns dos navios que integram a Força Naval. A Corveta “Caboclo”, Navio-Patrulha “Gravataí”, Navio-Varredor “Aratu” e “Araçatuba”, Navio – Hidrográfico Balizador “Tenente Boanerges” e Aviso de Patrulha “Dourado” são as embarcações que farão o trajeto entre as praias de Amaralina e Periperi.

Em seguida, às 16h, os navios estarão fundeados, ancorados, nas imediações do Farol da Barra, onde ostentarão, no período noturno, uma iluminação nas cores verde e amarela em alusão à Bandeira Nacional.

A Corveta “Caboclo”, o Navio-Patrulha “Gravataí” e o Aviso de Patrulha “Dourado”, são subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste; já os Navios-Varredores “Aratu” e “Araçatuba”, ao Comando da Força de Minagem e Varredura; e o Navio-Hidrográfico Balizador “Tenente Boanerges” ao Serviço de Sinalização Náutica do Leste. Na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, que abrange os Estados da Bahia e de Sergipe, os Navios-Patrulha têm por missão realizar o socorro e o salvamento marítimos, operações navais, patrulha costeira e inspeção naval, a fim de contribuir para a salvaguarda da vida humana e para a segurança e controle dos interesses do Brasil no mar.

Já os Navios Varredores são responsáveis pelas operações de contramedidas de minagem destinadas a manter livres as linhas do tráfego marítimo da ameaça de minas navais ao longo do litoral. O Navio-Hidrográfico Balizador, por sua vez, possui a missão de contribuir com a manutenção da operacionalidade dos auxílios à navegação, de forma a garantir a segurança da navegação. A última Parada Naval realizada na capital baiana foi em 2019.

Veja também

Bolsas de NY fecham em alta com fôlego para protagonizar rali de Natal

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira (24) com os índices referenciais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!