quinta-feira 20 de fevereiro de 2025
Alexandre Silveira em sessão na Câmara. — Foto: Reprodução/ TV Câmara
Home / NOTÍCIAS / Margem Equatorial: Ministro pressiona Ibama e diz que ‘chegou hora de chave virar’
segunda-feira 17 de fevereiro de 2025 às 17:43h

Margem Equatorial: Ministro pressiona Ibama e diz que ‘chegou hora de chave virar’

NOTÍCIAS


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a pedir publicamente pela emissão da licença ambiental que vai permitir à Petrobras perfurar e procurar petróleo na chamada Margem Equatorial, no litoral nordeste e norte do País. “A Petrobras já entregou os estudos complementares ao Ibama e chegou a hora de essa chave virar”, disse Silveira em evento organizado pela Petrobras em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

E continuou: “Queremos pesquisar a Margem Equatorial de maneira ambientalmente sustentável. Temos que aproveitar mais essa fonte de riqueza nacional e gerar empregos em todo o País. Os resultados positivos de nossas reservas vão acelerar a transição energética no Brasil.”

Em seguida, ele afirmou que perfurar a Margem Equatorial é uma questão de “soberania nacional”.

Silveira também disse que a produção de óleo e gás em águas contíguas à Margem Equatorial brasileira está “mudando a realidade de países vizinhos”.

“O PIB da Guiana cresceu 50% no ano passado. O Brasil merece viver essa transformação. É uma arrecadação de mais de R$ 1 trilhão que precisa ser destinada à saúde e educação. Não podemos aceitar mais de R$ 350 bilhões em investimentos parados”, reclamou o ministro.

Antes dele, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, já havia feito pressão pela licença do Ibama em discurso no mesmo evento. Nas últimas semanas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e membros do governo também têm sido mais vocais nesse sentido.

Silveira foi o pivô da última troca de comando na estatal, após conflitos sucessivos com o antecessor de Magda, Jean Paul Prates.

Indústria Naval

Silveira também saudou os esforços do governo federal e da Petrobras em retomar a indústria naval.

“Essa indústria foi desmantelada pelo governo anterior. A Petrobras não renovava frota marítima há 10 anos”, disse Silveira ao elogiar as encomendas de momento da Petrobras e o lançamento de novo edital para incrementar a frota da subsidiária de transporte da Petrobras, a Transpetro. “Temos que defender as políticas públicas que voltaram para o Brasil”, disse, sobre o movimento da estatal que, segundo ele, dá tranquilidade por ter atualmente uma “diretoria harmoniosa”.

Veja também

Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste investe milhões de reais em soluções de inovação nos municípios

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!