O presidente Lula da Silva (PT) delegou à ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, a chefia de uma missão do governo brasileiro em Benin, na África.
Nesta quarta-feira (8), Margareth vai embarcar segundo Bela Megale, do O Globo, para Cotonou e Uidá, no país africano de Benin, onde terá encontros com autoridades locais e participará do Festival das Culturas Ancestrais. Uma das agendas será a instalação de um Comitê de Implementação dos Acordos Culturais, com a presença do ministro da Cultura do Benin.
Margareth Menezes vai representar o governo brasileiro nas agendas de cooperação entre os dois países, que ocorrem em diferentes áreas, como cultura, infraestrutura e esporte.
A delegação brasileira será composta por membros do Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, IPHAN, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Igualdade Racial, Embratur, e representantes do governo da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.
Em maio do ano passado, o presidente Lula recebeu o presidente do Benim, Patrice Talon, no Palácio do Planalto. Na ocasião, foi assinado acordo com o Ministério da Cultura para intensificar a cooperação cultural entre os países.