quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / CULTURA / Margareth Menezes define cronograma para apresentação de proposta do plano de carreira dos servidores da Cultura
quinta-feira 30 de maio de 2024 às 17:01h

Margareth Menezes define cronograma para apresentação de proposta do plano de carreira dos servidores da Cultura

CULTURA, NOTÍCIAS


O Grupo irá elaborar a proposta de reestruturação de carreira dos servidores do MinC e entidades vinculadas
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu na última quarta-feira (29) com sindicatos representantes das carreiras do Sistema MinC para tratar do plano de carreira para a Pasta. “Nós estamos aqui para conversar e ouvir os servidores. E a minha expectativa é que a gente consiga avançar nessas pautas para melhorar as condições de vida destes trabalhadores e o que mais for necessário”, declarou a chefe da Cultura.

No encontro, realizado de forma híbrida, foi estabelecido um cronograma para a criação de um Grupo de Trabalho que irá discutir o tema, a partir do envio de um ofício para as entidades vinculadas na próxima segunda-feira (3). Elas irão indicar representantes para compor o GT.

O Grupo irá elaborar a proposta de reestruturação de carreira dos servidores do MinC e entidades vinculadas, que será apresentada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em 22 de julho.

Também será enviado um documento ao MGI expressando o apoio da ministra ao Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), demonstrando concordância com as reivindicações dos servidores, de todas as carreiras que compõem o sistema MinC.

No encontro, o secretário-Executivo Adjunto do MinC, Cassius Rosa, lembrou da importância da conversa com o sindicato, bem como do reconhecimento do papel dos servidores. “Nós buscamos estabelecer o diálogo com os servidores reconhecendo algumas demandas que são históricas. Principalmente quando a gente fala no plano de carreira. É uma demanda que desde o processo de criação do quadro foi demonstrada a necessidade de que se construísse uma carreira que atendesse as especificidades que a gestão das políticas culturais, não só no Ministério, mas nas vinculadas, necessitavam ser feitas e com uma grande urgência para a qualificação cada vez maior dos serviços”.

“Eu acho que na cultura a gente tem que andar de mãos dadas. E para avançarmos na questão da carreira precisamos de uma estratégia comum”, salientou a diretora Administrativa da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Jussara Griffo.

Também participaram da reunião os presidentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro; a subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério, Letícia Schwarz; a coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas, Bruna dos Santos; e o assessor especial da ministra da Cultura, Carlos Paiva.

Ainda estiveram presentes o delegado do Sindicato dos Servidores Públicos no Distrito Federal (Sindsep-DF), Sérgio Pinto; e a diretora-suplente da Associação dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinC), Thaís Werneck.

Veja também

Choro, desânimo e medo de prisão: a reação de Cid antes de audiência com Moraes

Sob o risco de perder os benefícios da delação premiada, o ex-ajudante de ordens de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!