segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Renato Spyrro/MinC
Home / DESTAQUE / Margareth Menezes celebra 15 anos do Ibram lançando a plataforma ‘Museus BR’
sábado 20 de janeiro de 2024 às 08:35h

Margareth Menezes celebra 15 anos do Ibram lançando a plataforma ‘Museus BR’

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) completa 20 anos de trabalho neste sábado (20). Para marcar a data, a instituições realizou uma solenidade no Rio de Janeiro (RJ), com presença da ministra da Cultura,  a baiana Margareth Menezes, representando o Governo Federal. Vinculada ao MinC, a autarquia tem o papel de promover e assegurar a execução de políticas públicas para o setor museológico, contribuindo para a organização, gestão e desenvolvimento dessas instituições e seus acervos.

O ponto alto da solenidade foi o lançamento da Plataforma do MuseusBr . No site, serão disponibilizados documentos relacionados à análise de informações sobre os museus brasileiros, incluindo relatórios técnicos, documentos científicos, entre outros. Além disso, haverá um painel analítico para a pesquisa e compreensão aprofundada das informações coletadas sobre os museus. O site permitirá a navegação por mapas, dados cadastrais e novos formatos de painéis analíticos.

No evento, a titular Cultura reforçou a importância de democratização todos os espaços do setor. “Nós, do Ministério da Cultura, temos consciência da nossa missão de fomentar, democratizar, o tesouro colossal que é a nossa cultura. E para isso, um dos pilares fundamentais é, sem dúvida, a ação de salvaguardada do nosso acervo cultural e oferecer à sociedade brasileira de todas as gerações esse conhecimento”, afirmou. A celebração aconteceu nesta última sexta-feira (19).

Segundo a ministra, o Ibram, criado pelo ministro Gilberto Gil, concretiza uma política de Estado e do MinC, que é desenvolver, implementar e executar ações que dialoguem com políticas de memória de maneira ética, comprometida e democrática. “Quero parabenizar a toda equipe do Ibram, aos nossos trabalhadores, servidores e colaboradores pelo esforço e empenho em criar estratégias e ferramentas no sentido de valorização dos nossos museus, com a garantia do direito às nossas memórias, com respeito à diversidade e preocupados com políticas inclusivas”, disse Margareth Menezes.

Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, “os museus impactam nos corações e nas mentes”. “Os museus formam e são lugares de encontro, de afetividade. A gente se conecta, dentro do museu, pelo coração”.

Museus Br

“Quero também celebrar o lançamento da Museus Br, essa importante iniciativa de mapeamento e informações sobre os museus do nosso país, que reforça esse compromisso de democratizarmos acessos à informação, banco de dados, de maneira gratuita, efetiva e acessível. É um projeto maravilhoso”, saudou a ministra Margareth Menezes.

“Conseguimos fazer a migração dos dados de 3.902 museus que estão hoje disponíveis nessa plataforma, mas a gente quer que o cadastro seja maior, a gente quer que ele seja essa transformação, a gente quer que ele sirva de conexão com o setor museal e com a sociedade. A previsão é acrescentar novas funcionalidades ao cadastro até o final do ano”, explicou Fernanda Castro.

Durante o evento também foi apresentada a logomarca alusiva aos 15 anos do Instituto. A presidente do Ibram disse que a logo comemorativo é uma representação vibrante e significativa da trajetória de valores que moldaram a nossa instituição ao longo do tempo.

Veja também

Cultura da memória na Alemanha, 80 anos depois de Auschwitz

País cuida para que capítulo mais sombrio da sua história não caia no esquecimento. Mas, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!