O vereador Marcos Mendes (PSOL) propôs ao governador Rui Costa, por meio do Projeto de Indicação nº 374/2020, atendimento prioritário na rede pública de saúde para as crianças e adolescentes em situação de rua com Covid-19. Segundo ele, a medida é necessária tendo em vista a situação de vulnerabilidade social em que se encontra esse grupo populacional.
“A população de rua é um grupo heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema. Viver na rua expõe essas pessoas a diversos fatores de risco que ampliam sua vulnerabilidade, como, por exemplo, violência, preconceito, invisibilidade social, dificuldade de acesso a políticas públicas, alimentação incerta e pouca disponibilidade de água potável, privação de sono e dificuldade de adesão a tratamento de saúde”, elencou Marcos Mendes.
O vereador destaca dados do Movimento Nacional de População de Rua, segundo os quais cerca de 40% da população de rua tem algum problema de saúde que pode levar a complicações no caso de uma infecção pelo novo coronavírus. Para Marcos Mendes, esse número só torna mais urgente a necessidade de articular ações prioritárias para o fortalecimento e o cuidado dessas crianças e adolescentes.