Vereador sugere ao Executivo um programa de financiamento para performances online
No Dia Mundial da Arte, 15 de abril, o vereador Marcos Mendes (PSOL) apresentou um projeto de indicação que sugere ao prefeito ACM Neto a criação de um programa de financiamento para artistas e coletivos que atuam na periferia de Salvador. O objetivo é permitir que eles possam fazer apresentações e atividades educativas com transmissão online.
Conforme explica Marcos Mendes, a proposição foi uma construção coletiva com os pesquisadores Carlos Bonfim, Bruna Hercog, Natureza França, José Eduardo Santos, Valdeck Almeida, Marcos Paulo Silva e outros poetas da periferia de Salvador.
O intuito do projeto, de acordo com o parlamentar, é gerar a manutenção da arte a partir de uma fonte de renda para a subsistência de artistas e coletivos que atuavam nas ruas, praças, ônibus, escolas, entre outros espaços alternativos e culturais da cidade e que, com a pandemia do novo coronavírus, ficaram impossibilitados de trabalhar.
“Em um mapeamento feito pela Rede ao Redor já estão listados 106 grupos de iniciativas em arte, cultura e comunicação e outros poderão ser mapeados por convocatória”, diz Marcos Mendes. “Valorizar a arte e o artista é garantir uma vida com mais encanto”, pontua o vereador.