O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou, nesta última terça-feira (13), que vai se candidatar à presidência do Senado, em fevereiro de 2025, para se contrapor ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O anúncio, feito na rede “X”, acontece depois de Moraes determinar, novamente, a suspensão do Instagram do senador, além de um bloqueio de até R$ 50 milhões em suas contas bancárias. A decisão do magistrado ocorreu três meses depois de liberar as redes de Do Val, após o senador usar seus perfis para fazer novos ataques ao STF e ao próprio ministro.
“Como senador, diante das perseguições incessantes e das tentativas de destruir minha honra e meu mandato, tomei a decisão de me candidatar à presidência do Senado em fevereiro de 2025”, escreveu.
No anúncio de sua candidatura à presidência do Senado, Marcos do Val diz de acordo com Bela Megale, do O Globo, que a decisão seria “uma defesa firme não apenas da minha própria integridade, mas também de todos aqueles que têm sido injustamente perseguidos desde o dia 8 de janeiro de 2023”.
Os senadores não veem qualquer chance de a candidatura de Do Val ser levada a sério. Parlamentares do próprio Podemos descartam apoiar o nome do colega de bancada. Davi Alcolumbre (União-AP) é o favorito para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no posto.