domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Arquivo/PR/Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Marco Feliciano diz que Brasil precisa mudar política externa agora com Joe Biden presidente dos EUA
quarta-feira 20 de janeiro de 2021 às 17:10h

Marco Feliciano diz que Brasil precisa mudar política externa agora com Joe Biden presidente dos EUA

MUNDO, NOTÍCIAS


O deputado federal Marco Feliciano (Republicanos) defendeu hoje uma mudança na política externa brasileira citando a China, após a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O parlamentar é vice-líder do governo no Congresso Nacional.

“Nós, conservadores, temos a característica de sermos essencialmente realistas. E, queiramos ou não, com a posse de Biden hoje à frente da maior potência mundial, o jogo todo muda. Jogo novo requer estratégia nova. A antiga não serve mais”, afirmou. “Entendo que quanto mais tempo demoramos para mudar nosso posicionamento no plano internacional, pior será”.

Conforme o Uol, o governo federal sofre pressão devido à forma como conduziu a relação com a China, com muitas críticas ao chanceler Ernesto Araújo, que ganharam força com os atrasos na importação das vacinas contra a covid-19 e de insumos para a produção vindos da China e da Índia.

“A hora é de total pragmatismo nas relações internacionais. Já dizia o imperador Vespasiano que dinheiro não tem cheiro. E a China tem interesses geopolíticos de primeira ordem no Brasil. Somos a 8ª economia do mundo e a garantia da segurança alimentar chinesa. Está na hora de, com tranquilidade e soberania, realinharmos tudo isso com os chineses”, completou Feliciano.

O deputado ainda declarou ter “convicção que o ministro Ernesto compreende tudo isso e, como grande patriota e diplomata que é, tomará as medidas necessárias para o melhor do povo brasileiro”.

A CoronaVac, feita em parceria do Instituto Butantan e do laboratório chinês Sinovac, e as 2 milhões de doses prontas na Índia da vacina de Oxford/AstraZeneca já foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial no Brasil. No entando, a sua fabricação aqui depende de insumos vindos da China.

Ontem, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que vai receber os insumos da fábrica chinesa da AstraZeneca, confirmou que as substâncias chegarão atrasadas e por isso a produção só ficará pronta em março.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!