Para quem busca uma alternativa para as motocicletas a combustão, as opções elétricas têm ganhado força no mercado brasileiro, caso de modelos de marcas como a Voltz e a Shineray, para citar, diz Mauro Balhessa, do Motor Show.
O fato é que, observando esse movimento, a Boram, fundada em 2021 e com atuação na região Norte, vai expandir o seu mercado com uma nova fábrica em Manaus (AM), lojas e lançamentos para todo o Brasil.
“Anteriormente, as motos vinham de forma SKD (semimontadas). Agora, os modelos chegarão de forma CKD (ou desmontadas), para serem montadas na linha de produção no Polo Industrial de Manaus. A fabricação começa em julho”, afirma Thiago Freire, CEO da Boram, em entrevista exclusiva.
O investimento total da fábrica foi de R$ 3,6 milhões e a capacidade de produção será de 2.500 unidades por mês. A Boram conta vários fornecedores, sendo que 30% são nacionais.
Expansão
“A ideia é iniciar a expansão por um CD em Valinhos (SP), juntamente com a abertura de uma flagship em São Paulo. E, na sequência, expandir para outros Estados do Sudeste e Nordeste. A cada ano pretendemos expandir para quatro Estados”, explica Freire.
E completa: “as flagships vão funcionar como lojas matrizes e esses locais vão dar suporte para todos os revendedores autorizados.”
Modelos
Atualmente, a gama da Boram conta com cinco modelos (que inclui opções de Scooter, Street e Chopper) elétricos no portfólio, entre R$ 14.750 e R$ 19.990, com autonomia de 50 a 80 km e velocidade máxima de 65 a 85 km/h – todas precisam de CNH.
Antes do final do ano, a marca pretende lançar uma moto com autonomia de 100 km e que atinge 110 km/h. Depois, estão previstas uma opção de baixo custo (em torno de R$ 9 mil), chamada de Boram Light (30 km de autonomia e 45 km/h) e uma bicicleta elétrica.