Cientista da Universidade Tsinghua, de Pequim, esteve em Salvador para entrevistar o parlamentar
Presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação, o vereador e engenheiro ambiental André Fraga (PV) foi convidado para contribuir com uma pesquisa sobre o sucesso eleitoral de novos políticos. O estudo é coordenado pela doutora Yan Zhou, professora de ciência política no Institute for International and Area Studies of Tsinghua University, em Pequim, na China. Na última segunda-feira (8), a cientista esteve em Salvador para entrevistar pessoalmente André.
Ela explica o motivo da escolha pelo parlamentar: “Li a apresentação sobre André e achei que ele tem um perfil bem diferente: pauta de sustentabilidade, Partido Verde, projetos bem inovadores; Pelo Instagram, achei que ele é um vereador que não só fala discursos, mas realmente faz as coisas/projetos bem legais e importantes”, disse Yan Zhou, que também é professora visitante na Universidade de Brasília (UNB).
Já André Fraga, que é doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), onde estuda a relação de espaços verdes e os benefícios para a saúde da população, não pensou duas vezes em contribuir com a pesquisa acadêmica. “Sei bem a importância da ciência para a humanidade. Fico feliz do Brasil ser considerado um território fertil para estudos na ciência política e da doutora Yan ter visto no nosso mandato um case de sucesso. Esse é um reconhecimento importante, um estímulo para continuarmos atuando de forma inovadora e sustentável”, disse.
Essa não é a primeira vez que a doutora Yan Zhou pesquisa o Brasil. Entre 2014 e 2016, ela estudou a ascensão educacional de jovens de camadas populares que entraram nas melhores universidades do país. Dessa vez, além de André Fraga, ela vai entrevistar outros políticos de primeiro mandato legislativo nas esferas municipal, estadual e federal. Os resultados deverão ser publicados a partir de 2023.